sexta-feira, 31 de agosto de 2012

JN na capital: um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal.


Diário de Natal


UTI Cardiológica do Walfredo Gurgel é fechada por falta de medicamentos


A situação no Hospital Walfredo Gurgel continua crítica. A Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica foi fechada por falta de medicamentos nesta sexta-feira (31). Os pacientes foram transferidos para outros leitos dentro da própria unidade hospitalar. A informação foi confirmada pelo vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, Francisco Braga.

Segundo o vice-presidente, a transferência dos pacientes começou a ser realizada nessa quinta-feira (30), pelo desabastecimento de medicamentos essenciais para os pacientes. A volta dos serviços está condicionada a reposição dos insumos e medicamento. “Os cardiologistas decidiram suspender as internações até que o governo faça o abastecimento. Não tenho como prever quando a situação estará normalizada”, afirmou.



Juiz suspeita da ação de grupos de extermínio


Uma grave denúncia feita pela Justiça coloca em xeque as políticas públicas socioeducativas e levanta fortes suspeitas sobre as ações violentas dos grupos de extermínio no Rio Grande do Norte. O juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal, Homero Lechner, revelou ontem, pelo site do Tribunal de Justiça do RN, um indício que vem preocupando o Poder Judiciário potiguar: há fortes sinais da atuação de um grupo de extermínio de adolescentes que praticaram atos infracionais.

Segundo o magistrado, a situação é resultado direto da falta de condições, no âmbito dos poderes estadual e municipal, para o cumprimento das medidas socioeducativas. Desta forma, segundo o juiz, quando um adolescente, que pratica um ato equivalente ao homicídio é deixado livre - por causa da falta de estrutura física dos centros de internamento - uma solução "paralela" tem sido buscada pelo que o magistrado define como "milícias".



Samu Natal // Greve deixa apenas cinco ambulâncias em operação 



Uma média 226 ligações por dia agora terão de ser atendidas por apenas cinco ambulâncias do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) Natal, que entrou em greve desde ontem. O principal motivo, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Natal (Sinsenat), José Roberto Linhares, foi o corte feito pela administração municipal em 80% da remuneração extra por adicional noturno dos plantonistas. A categoria une-se a outras do funcionalismo municipal, como assistentes sociais e guardas municipais. Na próxima terça, os servidores acamparão em frente ao prédio da prefeitura, em Cidade Alta, como forma de protesto. O chefe do Gabinete Civil da prefeitura, Caio César Medeiros, alega que o cálculo do reajuste estava errado e foi corrigido, motivando o corte.


Assu: Presidente da Câmara de vereadores é preso


O presidente da Câmara de Vereadores de Assu Odelmo de Moura Rodrigues foi preso ontem à tarde acusado de envolvimento em crime de homicídio. O mandado de prisão do vereador foi expedido pela 3ª Vara Criminal.

A prisão faz parte da Operação Malassombro coordenada pela Divisão de Polícia Civil do Oeste, com a participação do GAECO - grupo de atuação especial criado pela Procuradoria Geral de Justiça em 1995.Hoje, às 9h, o Ministério Público e a Polícia Civil concedem uma entrevista coletiva para explicar a prisão do vereador.

A Operação Malssombro foi deflagrada em maio deste ano sob o comando do delegado Odilon Teodósio, quando a polícia cumpriu 21 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de combater a pistolagem em Assu e Guamaré.

O vereador Odelmo Rodrigues foi preso anteriormente por porte ilegal de arma e encaminhado para Mossoró, onde pagou uma fiança equivalente a 30 salários mínimos e foi liberado em seguida.





Tribuna do Norte


MP recomenda que Prefeituras suspendam benefícios durante as eleições


O Ministério Público Eleitoral no Rio Grande do Norte emitiu recomendação para que os prefeitos dos municípios de Monte Alegre, Brejinho, Lagoa Salgada e Vera Cruz suspendam doações ou distribuição de alimentos, medicamentos, materiais de construção e qualquer tipo de bens e serviços a entidades vinculadas a candidatos ou mantida por eles.

Dentre as ações vedadas pela legislação eleitoral estão a distribuição de benefícios por parte da Administração Pública, que não estejam previstos em lei e já em execução orçamentária no ano anterior, a execução de programas sociais governamentais por intermédio de entidades vinculadas a candidatos, além da utilização das entidades em benefício próprio do candidato.

A recomendação é uma medida preventiva que visa manter a lisura do pleito e evitar que as determinações expressas na Lei das Eleições sejam descumpridas e para que não ocorra abuso de poder ou improbidade administrativa durante a disputa eleitoral nestes municípios.



Presos fazem rebelião em Alcaçuz depois tentativa frustrada de fuga 



Os presos do pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz promoveram rebelião na unidade prisional no início da tarde desta sexta-feira (31), depois de terem uma tentativa de fuga frustrada por agentes penitenciários. Os detentos queimaram colchões e quebraram as celas após a ação. Ninguém ficou ferido e não há informações sobre a extensão dos danos, mas o Grupo de Operações Especiais (GOE) já controlou a situação.


De acordo com informações da diretora do presídio, Dinorá Simas, 17 detentos tentaram fugir por dois túneis que estavam no pavilhão 1 da penitenciária. Os agentes penitenciários faziam a fiscalização e flagraram a ação dos presos, que estavam divididos em um grupo de sete e outro com dez detentos. Ainda havia outro túnel no local, mas estava vazio.


De acordo com os agentes penitenciários, o plano dos detentos era seguir no túnel até o pátio do pavilhão principal e, de lá, pular o muro usando o auxílio de "terezas", cordas feitas com lençóis. "Seria uma fuga em massa, porque uns 250 presos estavam no Pavilhão 1, no banho do sol", explicou o agente Eduardo Júnior.


No momento da ação dos agentes, os presos já estavam dentro dos túneis. Porém, os policiais militares que realizavam o trabalho de sentinela nas guaritas também observaram a movimentação e impediram que os detentos deixassem o interior da prisão. Em seguida, os apenas foram reconduzidos para dentro das celas. Foi quando teve início a rebelião.


COL divulga fotos do andamento das obras dos estádios para Copa 2014 


 Natal


 Belo Horizonte


 Brasília


 Cuiabá


 Curitiba


 Porto Alegre


 Manaus


 Fortaleza


 Recife

 Rio de Janeiro


Salvador

São Paulo

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 divulgou fotos do andamento das obras dos estádios nas cidades-sede. De acordo com o levantamento de julho do COL, todas as arenas já passaram dos 30% de conclusão, com destaque para Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília, que estão com as obras na reta final, com 83%, 70% e 69%, respectivamente.

A Arena das Dunas terminou o mês de julho com 30% do projeto concluído. A expectativa do Governo do Estado é que chegue ao fim do ano com 50%, para isso, foi criado um quarto turno de trabalho, que funciona no horário da madrugada.


Candidatos a prefeito têm registro indeferido na Justiça Eleitoral



Dos dois candidatos com registro de candidatura indeferidos na cidade de Guamaré, Hélio Willamy conseguiu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) a regularização de sua candidatura. O mesmo, porém, não aconteceu ao outro “prefeitável” da cidade, o ex-gestor municipal Mozaniel de Melo, que teve nesta quinta-feira o registro, novamente, indeferido pelo TRE.

O caso de Mozaniel foi um dos 21 recursos de recursos de candidaturas julgados nesta quinta-feira, pelo TRE. Além dele, os juízes do Tribunal também indeferiram o pedido de registro de Francisco Sales Libânio (Paraná) e João Dehon da Silva (Grossos). Apenas o candidato Carlindson Nobre Pereira de Melo (Umarizal) teve seu requerimento de registro deferido pela Corte Eleitoral.

Foram deferidos também os pedidos de registro dos seguintes candidatos ao cargo de vereador: Maria de Lourdes da Silva (São Bento do Norte), Francisco Ferreira Neto (Passagem), Paulo Makson da Silva (Ielmo Marinho), Manoel Quirino da Costa (Lajes), Antônio Oziel Pereira Sobrinho (Lajes), Rosemary dos Santos Costa Martins (Lajes) e Francisco Rozendo da Silva (José da Penha).

Contudo, tiveram seus pedidos de registro indeferidos os pré-candidatos a vereador: Maria Ivanira da Silva (Natal), Valdecir Serafim de Lima (Serra Caiada), Roberto Carlos Freitas Nobre (São José de Mipibu), Alex Fabiano Leandro da Silva (Ceará-Mirim), Francisco dos Navegantes Silvino Nicácio (Ceará-Mirim), Carlos José Penha de Araújo (Touros), Erivan Alves da Silva (Pureza), Francisco Canindé dos Santos Sena (Maxaranguape) e Lindamar de Souza Oliveira (Pedra Grande).

Nesta quinta-feira foi julgado também o recurso proveniente de Caiçara do Rio do Vento, interposto pela coligação “Unidos Por Uma Caiçara Melhor”, em face da decisão da juíza da 17ª zona eleitoral, que indeferiu pedidos formulados pelo Partido Progressista – PP para integrar a coligação recorrente. O relator do processo, juiz Verlano Medeiros, deu provimento ao recurso, a fim de reformar a sentença e habilitar o PP a integrar a coligação “Unidos Por Uma Caiçara Melhor”, sendo acompanhado por maioria de votos, em consonância com o Ministério Público Eleitoral. Apenas o juiz Jailsom Leandro divergiu do entendimento.


ABC no silêncio. América arruma os “detalhes”



A última rodada não foi nada proveitoso para o futebol potiguar na Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto o América longe de casa não mostrou eficiência e acabou derrotado pelo Goiás, o ABC em pleno Frasqueirão ficava apenas em um empate diante do vice-lanterna, Ipatinga. No final de semana os dois clubes têm desafios semelhantes. Enfrentam adversários indigestos. Clubes com poder de investimento mais alto e que ocupam posições de destaque na tabela. Os jogos acontecem no sábado, no mesmo horário, às 16h.

O América, que ocupa a oitava colocação com 31 pontos conquistados, recebe simplesmente o líder absoluto da competição, o Vitória da Bahia, dono da melhor campanha da história, até esse momento, na Série B. Com 47 pontos conquistados e aproveitamento superior a 78%, os baianos seguem firme rumo à Série A. Agora, quer ficar mais impressionado? Dos 10 jogos que disputou como visitante o Vitória venceu sete, empatou um e perdeu apenas em duas oportunidades. Um visitante que não respeita os donos da casa.

O ABC, que voltou a bater a porta do rebaixamento, hoje com 21 pontos e na 16ª colocação, também não terá vida fácil. O encontro novamente é com o ex-técnico do clube, Leandro Campos, que agora comanda o Joinville, terceiro colocado com 37 pontos. Quer outro número para incomodar os alvinegros? O Joinville venceu oito dos 10 jogos que disputou em Santa Catarina. Perdeu apenas um e empatou o outro.

A estratégia dos dois clubes para o confronto do final de semana são diferentes. Enquanto o ABC faz silêncio e sequer divulga a lista de jogadores relacionados e que viajaram com o grupo para Santa Catarina, o técnico do América, Roberto Fernandes, tenta corrigir os detalhes que segundo o treinador tem feito o time perder pontos importantes.

No América o volante Márcio Passos está fora do jogo, suspenso pelo STJD. Por outro lado, a boa notícia é o retorno do ala direito Norberto, que recuperado de lesão pode voltar a ser o dono da lateral direita. Quem também estará de volta é o atacante Lúcio Curió, que cumpriu suspensão por cartões amarelos.

No ABC as especulações dão conta que Raul e Jerson não viajaram com o time. Walter Minhoca está regularizado e pode estrear. Na defesa, Vinicius é desfalque certo, lesionado. Elionar Bombinha e Renatinho Potiguar também estão no departamento médico do clube e ficam fora da partida. A grande esperança alvinegra é o retorno de Cascata, que se apresenta até amanhã e pode já estrear na próxima terça-feira.


O peso do cinturão



Do dia 21 de julho até este final de semana, o lutador Renan Barão conta nos dedos das mãos os dias que teve de “folga”. Não era para menos. Ele é o primeiro potiguar campeão do UFC e o quarto brasileiro a conquistar o cinturão (ainda de forma interina) do maior evento de artes marciais mistas (MMA) do mundo. Por isso, de lá para cá, são entrevistas, participações em eventos e viagens, muitas viagens.

“A vida mudou sim, tenho tido menos tempo, mas é isso mesmo. Quanto mais vitórias, mais visibilidade e aumenta o assédio das pessoas, o carinho os fãs. É cansativo, mas gratificante, mas muito gratificante esse reconhecimento do trabalho”, avalia o potiguar, antes de viajar na sexta-feira para o Rio de Janeiro, onde participa neste sábado o Shooto Brasil, como “presença vip”. “Tenho sido chamado para muitos eventos de MMA ultimamente e como esse tem a participação de atletas da Nova União, minha academia lá no Rio de Janeiro, vou dar uma força para o povo”.

No Rio de Janeiro, além do Shooto Brasil, visita também um projeto social na comunidade de Manguinhos, organizado pelo também lutador Pedro Rizzo e, depois, vai para São Paulo, para uma ação de marketing da Pretorian Hard, patrocinadora oficial do atleta. “O cansativo é viajar: ter que arrumar mala, pegar avião, gasta tempo no descolamento. E a gente também quase não conhece as cidades e falta tempo para voltar aos treinos. Mas é para atender a pedidos das pessoas que gostam da gente e que nos acompanham. Então, temos que fazer”.

Sobre os treinos, por sinal, Barão afirma que já voltou a praticar jiu jitsu e preparação física (com seu preparador Thiago Macedo), contudo, ainda não tem se dedicado totalmente ao tatame, nem academia. “Estou no momento mais soltando a musculatura, voltando aos poucos. Vim de uma rotina muito cansativa antes da luta, quando me dediquei ao máximo. Depois de uns dias de descanso total, estou voltando aos poucos, até para não sofrer nenhuma contusão”, explicou.

Esses dias de folga, por sinal, não foram nem tão folgados assim. Após o título do UFC, Barão passou uma semana no Rio de Janeiro dando entrevistas e participando de eventos da Pretorian. Depois, voltou para Natal e, finalmente, pode encontrar a família e os amigos. “Foi quando voltei a Natal que pude realmente comemorar, sentir o calor humano, o carinho das pessoas. Foi aí que vi que realmente o título podia fazer a diferença. No Rio, o povo já é fanático por MMA há mais tempo. Aqui, as pessoas ainda não tinham dado tanta atenção, mas a situação mudou mesmo”.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guamaré: Candidatura de Mozaniel permanece indefinida, a de Hélio Willamy foi aprovada.


Permanece indefinida, a candidatura de Mozaniel Rodrigues (PMN) a prefeitura de Guamaré. O Tribunal Regional Eleitoral ainda não decidiu sobre um recurso interposto pelo prefeitavel.  

O julgamento acontecia na tarde ontem (terça feira 28) e foi interrompido por um pedido de vistas ao processo. O placar estava empatado em um a um e deve voltar à pauta nesta quinta feira (30). 

Já a candidatura de Hélio Willamy (PMDB) foi deferida pelo TRE.

Crianças se arriscam em obra inacabada da prefeitura de Jandaíra.









Ao invés de balanço, escorregadores e gangorras, as crianças de Jandaíra estão brincando penduradas nos ferros das obras inacabadas da prefeitura de Jandaíra. Neste último final de semana, a reportagem do Blog Jandaíra News observou duas crianças se divertindo no espaço onde seria uma mini quadra esportiva de uma praça localizada na entrada da cidade. 

Sem se dar conta do risco que estavam enfrentando, duas meninas, entre 10 e 12 anos, brincavam, tranquilamente, penduradas nos canos de ferro. A estrutura faz parte dos alambrados da mini quadra, que permanecem apenas com o esqueleto de ferro montado.

O espaço é parte da construção de uma praça e urbanização da entrada principal da cidade, as margens da BR 406, lado esquerdo, sentido Natal/Macau.

A obra é fruto de um convênio entre a prefeitura local e o Ministério do Turismo no valor de 195 mil reais. A vigência do convênio teve início em novembro de 2008 e, estranhamente, tem prazo final marcado para fevereiro de 2013, ou seja, mais de quatro anos de vigência, um período maior do que a própria gestão.

Além da praça da entrada da cidade, a prefeitura de Jandaíra já recebeu uma série de convênios para construção, reforma e ampliação de praças. Os valores, transferidos pelo Governo Federal nos últimos sete anos, somam mais de um milhão e duzentos mil reais, contudo, as obras permanecem inacabadas.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vice-governador confirma presença em Jandaíra e João Câmara.



Foto: Divulgação

A assessoria do Vice-governador, Robinson Faria (PSD), confirmou a sua participação em eventos políticos na Região do Mato Grande no próximo final de semana. Na sexta feira (31), o vice governador participa de comício da Coligação Pela Vontade do Povo que tem Beto Roque (PR) e Manoel marcone (PSDB) como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Jandaíra.

O evento pode ter a participaççao do pai e do filho. A coligação também espera a confirmação da presença do deputado federal Fábio Faria (PSD).

Na mesma noite, também está confirmada a presença do Vice-governador em comício de pedro França, candidato a prefeito do pelo PR em João Câmara. 

Julgamento de Mozaniel Rodrigues é interrompido.


Na tarde desta terça feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral colocou em pauta o recurso de Mozaniel Rodrigues, que tenta uma nova candidatura à prefeitura do município de Guamaré.

O Placar estava em um a um quando o desembargador Nilson Cavalcante pediu vistas do processo interrompendo o julgamento.

O relator do processo, desembargador Jailson Leandro, votou contra o recurso interposto por Mozaniel. O voto a favor foi do desembargador Ricardo Procópio que analisando o recurso concluiu que Mozaniel pode ser candidato porque não houve condenação transitada em julgado, quando não há mais possibilidade de recurso. 

O processo deve voltar a pauta nesta quarta ou quinta feira.