sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quadrilha tenta explodir caixa eletrônico em Jandaíra. Onda de violência no município assusta moradores.






Uma quadrilha tentou arrombar um caixa eletrônico do Bradesco em Jandaíra, a 117 quilômetros de Natal, durante a madrugada de hoje, sexta-feira (30).

De acordo com a polícia militar, os criminosos usaram dinamites para tentar explodir o terminal, mas apenas um dos explosivos detonou. Na fuga, os suspeitos abandonaram um veículo.

Uma ligação anônima chamou a atenção dos policiais do destacamento da PM. Eles receberam uma ligação denunciando o abandono de um veículo suspeito na zona rural do município. Os policiais acreditam que os autores do crime tenham feito a ligação anônima para afastar a polícia.

Aparentemente, foram usadas duas dinamites. Apenas uma explodiu.  O equipamento foi danificado, mas os autores não tiveram acesso ao dinheiro. O prédio também não foi afetado pela explosão.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado para desarmar os explosivos que não detonaram. A polícia faz diligências pela região para encontrar os suspeitos.



Onda de violência em Jandaíra é crescente


Furtos e roubos, crimes conhecidos como arrombamento e assalto a mão armada, estão tirando o sossego dos moradores de Jandaíra. Nos últimos dois meses, o município contabiliza vários arrombamentos e assaltos a mão armada.

O alvo preferido dos bandidos são os prédios públicos e caixa eletrônicos.  O prédio onde funciona a Secretaria de Agricultura e a EMATER foi arrobado. Os bandidos levaram dois computadores e um ventilador.

Uninda do CRAS 

Durante o mês de junho, o almoxarifado da prefeitura e a unidade do CRAS foram alvos dos ladrões. Do almoxarifado, eles conseguiram furtar três baterias dos tratores e do CRAS um computador. 

A onda de furtos também atinge os moradores e o comercio local. Um dia após o arrombamento da Secretaria de Agricultura, uma borracharia da cidade foi furtada. Neste caso, os arrombadores levaram três máquinas de tirar pneu e uma lixadeira.


Secretaria de Agricultura e Emater


A ousadia dos bandidos impressiona. Recentemente eles assaltaram e ameaçaram moças e rapazes que estavam em uma praça, localizada na entrada da cidade. O crime foi realizado em plena luz do dia. Poucos instantes depois, suspeita-se que os autores desse crime assaltaram um mercadinho no distrito de Arueira.

Praça na entrada da cidade


No início do mês de junho, um morador que preferiu não se identificar, teve uma moto tomada de assalto no distrito de Tubibal, localidade da zona rural a 18 km do centro da cidade.  

Os casos de violência no município de Jandaíra também já contabilizam assaltos a agencia dos correios e a caixas eletrônicos. Em um dos casos, uma família foi mantida em cárcere privado enquanto a quadrilha fazia o rapa no caixa do banco.

No posto da PM, o blog recebeu apenas a informação de que o destacamento conta com oito homens. Segundo informações extraoficiais, são dois soldados de plantão de segunda a quarta feira e três de quinta a domingo. O blog continua tentando marcar uma entrevista com o sargento da PM para buscar informações sobre o trabalho de combate a criminalidade na cidade.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Eleição Democrática: Secretaria de Educação de Jandaíra finaliza eleição para o Conselho do Fundeb










De forma democrática, como há tempos não se via, a Secretaria de Educação de Jandaíra realizou a eleição para o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica do Município. O processo foi finalizado nesta quarta feira (28) e elegeu o presidente, o vice-presidente e o secretário.

A eleição foi realizada com a presença de representantes de vários seguimentos da comunidade educacional do município. Participaram representantes dos professores, do Conselho Municipal de Educação, dos pais de alunos, dos estudantes, dos gestores escolares, do poder executivo e dos servidores e técnicos administrativos.

O processo foi feito por aclamação. Para presidente foi eleito o professor João Batista da Silva, para vice-presidente Ozanan Matias da Silva e para secretário o prefessor Helcio Luiz da Silva Clementino. Os eleitos terão um período de dois anos como gestores do conselho.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Garibaldi Filho entrega cargos no Governo e PMDB oficializa o rompimento com Rosalba Ciarlini

Garibaldi Alves Filho apoiou Rosalba Ciarlini durante a campanha de 2010, contudo, tem feito críticas a gestão estadual desde o ano passado, antecipando ideia de rompimento. Foto: Divulgação


Do Portal JH


O presidente do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, deverá agendar para os próximos dias – provavelmente a próxima sexta-feira, a depender da agenda da Presidência da Câmara Federal – reunião da executiva estadual do PMDB com vistas à discussão quanto ao fim da aliança da legenda com o governo Rosalba Ciarlini (DEM).

Nesta tarde, os indicados do partido para compor a gestão estadual avalizados pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, deverão ter reuniões com a governadora para a entrega dos respectivos cargos, segundo o que ficou acertado durante o último final de semana.

No último sábado, o ministro da Previdência e o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, se reuniram com o secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Luis Eduardo Carneiro Costa. Eles solicitaram que o auxiliar entregasse o cargo, oficializando a saída do governo.

Garibaldi e Walter conversaram ainda com os presidentes da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), Getúlio Batista, e da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), João Felipe, orientando que eles dispusessem dos cargos em razão da postura política de rompimento com o governo.

Fundac e CEHAB pertencem à estrutura organizacional da Sethas e estão subordinados ao secretário Luis Eduardo Carneiro Costa.

O presidente da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), Fernando Dinoá, também participou de reunião com o ministro e com o líder do PMDB, e também deverá entregar o cargo hoje. A Sethas, a Fundac, a CEHAB e a Potigás constituem as indicações do ministro da Previdência na gestão Rosalba Ciarlini.

O secretário Luis Eduardo Carneiro Costa solicitou uma audiência com a governadora. O encontro estava previsto para hoje. Nesta manhã, o secretário, que aniversariou domingo, foi festejado pelos funcionários da Sethas, que aproveitaram a oportunidade para se despedir dele, diante das notícias de que deixará a pasta.

Ainda na manhã de hoje, o ministro da Previdência e o deputado Walter Alves participaram de reuniões internas, discutindo o desfecho da aliança com o governo Rosalba Ciarlini. Ambos não puderam ser contatados pela reportagem de O Jornal de Hoje.


ENCONTRO

Na reunião da executiva do PMDB, o presidente estadual do partido, Henrique Alves, deverá pôr em deliberação o fim da aliança da sigla com o governo Rosalba Ciarlini. Além dos cargos indicados pelo ministro, o PMDB também acomodou na gestão estadual o secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Júnior Teixeira, e o diretor-presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Henderson Abreu – indicações do deputado Henrique Eduardo Alves.
Na última sexta, o deputado Henrique deu declarações à imprensa demonstrando sintonia com a ala da legenda ligada ao ministro Garibaldi e ao deputado Walter. Segundo Henrique, a saída de Luis Eduardo do governo precipitaria o rompimento do PMDB com Rosalba – o que muito provavelmente irá acontecer.

DECLARAÇÕES

Na semana passada, o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Walter Alves, concedeu entrevista ao Jornal de Hoje, na qual defendeu o rompimento do PMDB com o governo Rosalba. Ele pediu ainda a entrega dos cargos e a candidatura própria do partido a governador. “Para ajudar o Estado, o PMDB não precisa de cargos”, afirmou na oportunidade.

Em que pese estar se preparando para assumir uma função no executivo – ele finaliza um curso de gestão pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Walter negou que tenha pretensões de disputar o governo do Estado na eleição do ano que vem. Segundo ele, seu projeto será disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa.

No último sábado, o secretário Luis Eduardo concedeu entrevista ao Jornal de Hoje, descartando permanecer no governo após as declarações de rompimento de Walter. De acordo com o auxiliar peemedebista, contudo, não seria ético anunciar o rompimento pelos jornais, porque, diferentemente dos detentores de mandato do PMDB, ele é auxiliar de Rosalba e não tinha motivos para sair do governo “atirando”, dado o respeito que sempre teve da governadora e do governo.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

URV/São Gonçalo surpreende e conquista a Taça RN de Futsal





Final (23/08/13) em Macau:

Macau 2 x 5 URV/São Gonçalo
Prorrogação: 0 x 0
Disputa de Pênaltis: 3 x 4

CAMPEÃO - URV/São Gonçalo


 
Foto: URV/São Gonçalo conquista mais um título na temporada

Com o título da Taça RN conquistado fora de casa, diante dos donos da casa, A URV/São Gonçalo vai se consolidando como a nova força do futsal potiguar. Só este ano o time comandado pelo técnico Roberto Pereira venceu o bicampeonato municipal, a Taça Natal em cima do América/Cavaleiros do Forró, e, mais recentemente, a Taça RN em Macau.

Contra Macau, na última sexta-feira (23), o alvirrubro precisava vencer no tempo normal para provocar a prorrogação – no jogo de ida, em Santo Antônio, distrito de São Gonçalo, a URV havia perdido por 4 x 3, depois de estar vencendo por 3 x 0. No jogo da volta, o tempo normal acabou 5 x 3 para a URV. Na prorrogação, ninguém marcou: 0 x 0. 

A partida foi decidida, então, na cobrança de pênaltis. A URV foi mais competente e acabou vencendo por 4 x 3. A Federação Norte-rio-grandense de Futsal se prepara, agora, para iniciar o Campeonato Norteriograndense, o Estadual do futebol de salão adulto masculino, além das competições das categorias de base patrocinadas pelos Correios, através da CBFS. 


FOTO - Wendell Jefferson



Foto: URV/São Gonçalo é campeão da Taça RN 2013

Final (23/08/13) em Macau:

Macau 2 x 5 URV/São Gonçalo
Prorrogação: 0 x 0
Disputa de Pênaltis: 3 x 4

CAMPEÃO - URV/São Gonçalo


Foto: Wendell Jefferson 





Com o título da Taça RN conquistado fora de casa, diante dos donos da casa, A URV/São Gonçalo vai se consolidando como a nova força do futsal potiguar. Só este ano o time comandado pelo técnico Roberto Pereira venceu o bicampeonato municipal, a Taça Natal em cima do América/Cavaleiros do Forró, e, mais recentemente, a Taça RN em Macau.

Contra Macau, na última sexta-feira (23), o alvirrubro precisava vencer no tempo normal para provocar a prorrogação – no jogo de ida, em Santo Antônio, distrito de São Gonçalo, a URV havia perdido por 4 x 3, depois de estar vencendo por 3 x 0. No jogo da volta, o tempo normal acabou 5 x 3 para a URV. Na prorrogação, ninguém marcou: 0 x 0.

A partida foi decidida, então, na cobrança de pênaltis. A URV foi mais competente e acabou vencendo por 4 x 3. A Federação Norte-rio-grandense de Futsal se prepara, agora, para iniciar o Campeonato Norteriograndense, o Estadual do futebol de salão adulto masculino, além das competições das categorias de base patrocinadas pelos Correios, através da CBFS. 

 

sábado, 24 de agosto de 2013

Governo Rosalba é desaprovado por 83,35% da população



Pesquisa foi feita pela Consult nos dias 14 à 18 de Agosto e divulgada pela Band Natal nesta sexta-feira (23).

As crises enfrentadas pelo Governo do Estado na atual gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem refletido no índice de desaprovação da gestora que alcança 83,35%. A desaprovação foi constatada pela pesquisa Band/Consult feita nos dias 14 à 18 de Agosto no Rio Grande do Norte.

De acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23) no programa RN Acontece com o jornalista Diógenes Dantas apenas 11,53% da população aprova a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM) no Governo do Estado. 

Dos 1.700 entrevistados, 5,12% não tem “opinião formada” sobre a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM).

Fonte: No minuto.com

 

 

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Hoje tem decisão na taça RN de Futsal




Macau tem a vantagem do empate na final da Taça RN contra a URV
 

Foto: Wendell Jefferson
Foto: Macau tem a vantagem do empate 
na final da Taça RN contra a URV
 
Desta sexta-feira (23) não passa. De Macau vai sair o campeão da Taça RN de Futsal Adulto Masculino 2013. Os donos da casa têm a vantagem do empate no Jogo da Volta, marcado para às 21h no ginásio principal do município. À URV/SãoGonçalo não resta outra alternativa, senão a vitória para provocar a prorrogação. Em caso em empate no tempo extra, se houver, a final será de decidida na cobrança de pênaltis. No Jogo de Ida, na última sexta-feira (16), em Santo Antônio, distrito de São Gonçalo, Macau surpreendeu e venceu, de virada: 4 x 3.  

“No jogo de Santo Antônio, o time errou muito, mas temos condições de reverter”, disse, confiante, Roberto Pereira, técnico da URV, apostando na equipe bicampeã municipal e campeã da Taça RN em cima do América/Cavaleiros do Forró. Aliás, o time rubro, do folclórico técnico Artuzinho (que este ano trabalhou em dupla com o ex-jogador Udenis), foi o adversário da equipe de Macau nas semifinais da Taça RN e perdeu as duas partidas, Ida e Volta.
 
Macau, inclusive, entrou na decisão credenciado por ter eliminado o América/Cavaleiros do Forró com duas vitórias. No primeiro jogo da final, Macau chegou a estar perdendo por 3 x 0 aos cinco minutos. Depois de levar o terceiro gol, no entanto, o tricolor parece ter acordado e passou a jogar no erro do adversário, que inexplicavelmente caiu de produção. Resultado: 4 x 3 para Macau e vantagem do empate para o Jogo da Volta, diante de sua torcida. 

FOTO: Wendell Jefferons


Desta sexta-feira (23) não passa. De Macau vai sair o campeão da Taça RN de Futsal Adulto Masculino 2013. Os donos da casa têm a vantagem do empate no Jogo da Volta, marcado para às 21h no ginásio principal do município. À URV/SãoGonçalo não resta outra alternativa, senão a vitória para provocar a prorrogação. Em caso em empate no tempo extra, se houver, a final será de decidida na cobrança de pênaltis. No Jogo de Ida, na última sexta-feira (16), em Santo Antônio, distrito de São Gonçalo, Macau surpreendeu e venceu, de virada: 4 x 3.

“No jogo de Santo Antônio, o time errou muito, mas temos condições de reverter”, disse, confiante, Roberto Pereira, técnico da URV, apostando na equipe bicampeã municipal e campeã da Taça RN em cima do América/Cavaleiros do Forró. Aliás, o time rubro, do folclórico técnico Artuzinho (que este ano trabalhou em dupla com o ex-jogador Udenis), foi o adversário da equipe de Macau nas semifinais da Taça RN e perdeu as duas partidas, Ida e Volta.

Macau, inclusive, entrou na decisão credenciado por ter eliminado o América/Cavaleiros do Forró com duas vitórias. No primeiro jogo da final, Macau chegou a estar perdendo por 3 x 0 aos cinco minutos. Depois de levar o terceiro gol, no entanto, o tricolor parece ter acordado e passou a jogar no erro do adversário, que inexplicavelmente caiu de produção. Resultado: 4 x 3 para Macau e vantagem do empate para o Jogo da Volta, diante de sua torcida.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ABC é goleado pelo ASA e se complica ainda mais na Série B

 
 
 
O ABC não conseguiu manter o ritmo da última partida e foi goleado pelo ASA, em Arapiraca. Com um time bastante desfalcado, o alvinegro perdeu por 4 a 0 e vê sua situação se complicar ainda mais na competição.  Os gols da partida foram marcados por Elionar Bombinha, Micael, Wanderson e Valdívia. Com o resultado, o ABC continua com 11 pontos na competição e segura cada vez mais a lanterna da competição.

Mesmo com um esquema com três zagueiros, o ASA conseguiu abrir o placar logo aos 5 minutos de jogo. Após bola cruzada na área, Bombinha aproveitou a oportunidade e abriu o placar. O jogo seguiu com o ABC demorando para se encontrar em campo. A situação do time alvinegro fica pior quando o meia Alexandre fez falta em Valdívia e acabou recebendo cartão vermelho. Com um homem a mais, o ASA cresceu ainda mais na partida e aos 46 minutos marcou o segundo gol. Com novo cruzamento na área, Micael marcou o gol de cabeça.

Na volta do intervalo, o ABC tentou a reação, mas viu o ASA marcar o terceiro gol logo aos 8 minutos. Wanderson avançou e chutou forte para marcar um golaço. Sem poder de reação, o ABC via os donos da casa perder vários gols. Aos 16 minutos, Chiquinho cobrou falta e a bola passou muito perto da trave. Aos 21 minutos, o time da casa marcou o quarto gol. Jérfeson Maranhense avançou e chutou, mas Lopes rebateu e Valdívia aproveitou para marcar o gol. O time da casa ainda teve a chance de marcar o quinto gol com Kleiton Domingues, mas o chute explodiu na trave.

Sem nenhuma boa oportunidade, o ABC não levou perigo a meta do goleiro Gilson. Agora, o time de Roberto Fernandes terá mais de uma semana para a próxima partida. O time alvinegro enfrenta o Avaí, na Ressacada. A partida está marcada para sexta-feira (30), a partir ads 21h.


Futebol Potiguar




terça-feira, 20 de agosto de 2013

OPOSIÇÃO RAIVOSA, secretário de agricultura rebate críticas de blog oposicionista e diz que blogueiros omitiram fatos.




 
Por Jocelino Dantas - Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Jandaíra.

Final desta semana que se passou, deve em debate nas redes sociais, no Blog Jandaíra em Foco na rádio comunitária FM Cidade do Mel 87.9, o debate sobre possível falta de atenção da Prefeitura Municipal de Jandaíra quanto ao concerto da bomba de água do Assentamento Santa Inês. Primeiro não é muito do meu feitio está respondendo a questionamentos com segunda intenção política de espaços que nós sabemos que tem posição e é oposição, por tanto já nos diz para que e onde querem chegar, mas se faz necessário mesmo assim refletirmos sobre alguns aspectos que são extremamente relevantes sobre o fato.

De inicio reafirmo que sempre ao longo de minha história de atuação em nosso município e aonde posso atual tenho como alguns princípios a justiça social, ou seja, lutar por direitos sempre daqueles que mais precisam. Porém se faz necessário reafirmar que este assunto especificamente do concerto da bomba do assentamento Santa Inês se porta diretamente a pasta a qual ocupo hoje no Governo de nosso Prefeito Beto Roque.

Acontece que todos nós sabemos do desafio e das limitações que é assumir uma secretaria onde não tem orçamento próprio e nem tão pouco a descentralização da execução dos serviços básicos, dai algumas dificuldades inerentes que sempre teve historicamente e sempre terá em quanto a agricultura e de modo especial a agricultura familiar não tiver garantido um sistema de financiamento próprio e descentralizado. Porém, além disso, sobre esse fato específico é importante ressaltamos que de fato quando atendemos com muito respeito a ligação de nosso colega Everton Santos, uns dos editores do Blog Jandaíra em Foco, não imaginávamos que mais uma vez o colega e o Blog faria uma certa distorção estratégica a qual foi feito e digo isto porque relataremos alguns fatos que não foram publicados pelo Blog nem tão pouco divulgado.

Assim que fomos procurados pelo então senhor Presidente da Associação, entramos em contato com nosso Prefeito e que em nenhum momento colocou posição se ia ou não realizar o serviço e que precisaria sentar com a diretoria da Associação para conversar, fato que acho ser legítimo e de direito do Prefeito enquanto gestor, ainda por cima não temos autoridade enquanto Secretário de despachar um tipo de serviço como este uma vez que todo orçamento da Secretaria é executado por força da autorização do gestor, no caso o Prefeito, coisa que nunca foi diferente em outras gestões.

Diante desse contato com o Presidente orientamos o mesmo a ligar ou procurar o senhor prefeito para ele juntamente com ele encaminhasse o que deveria ser feito e enquanto isso nós enquanto Secretário e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Cívil entramos em contato com as pessoas responsáveis pelas cisternas beneficiaria da Operação Pipa do Exército que garantissem o abastecimento básico das famílias enquanto se sentasse e se resolvesse o problema, fato que deu e daria certo, uma vez que já tínhamos programado várias carradas de água recentemente no assentamento, além de garantimos o trator com mais uma pipa a disposição, fato comprovado que não deixamos a própria escola parar as aulas em parceria com a secretaria de educação.

Acontece que depois que tive este contato com o senhor presidente da Associação até o momento em que mandamos devolver a bomba após arrombamento a sede da Secretaria não constamos o contato do Presidente com o Prefeito, fato que até o concerto da mesma nunca aconteceu, por tanto foi uma posição do senhor presidente em não procurar mais o gestor o que para nós é no mínimo estranho.

Outro fator relevante das minhas declarações ao Blog Jandaíra em Foco foi quando declaramos que a bomba é de responsabilidade da Associação e não da Prefeitura. Verdade e todos que usarem do bom censo, aquilo que já bem publico já se enfrenta um processo burocrático legal imagine aquilo que não é, embora a prefeitura não se exima de suas responsabilidades, fato que vem ocorrendo dentro das dificuldades desde o inicio da gestão.

É bom lembrarmos aos nossos leitores e a quem interessa que umas das primeiras ações em termos de recursos hídricos por parte da prefeitura, foi pagar integralmente o papel da energia desta dita bomba no Assentamento Santa Inês que estava parada a vários dias naquela época, é bom lembramos que a Prefeitura vem mantendo uma parceria pagando mensalmente parte do papel de Luz da mesma bomba para que a Escola Municipal do assentamento possa funcionar com água.

É bom lembramos que já recuperamos e estamos mantendo com a manutenção os três dessalinizadores do município, onde um deles está localizado na comunidade de Trincheiras, onde atende as famílias deste referido Assentamento. Ressaltando que todos os dessalinizadores foram deixados com todas as manutenções em atraso pela gestão passada, infelizmente a matéria do colega não afirmou esses elementos e aqui fazemos questão de relembrarmos na memoria de nossos leitores e leitoras.

Sei que se forcemos relatar as tantas ações a qual estamos desenvolvendo nessa área teria muito mais, mas para o momento já esta de bom tamanho. Mas fico tranquilo porque todos nós sabemos que da forma como o debate desse e outros assuntos vem sendo abordado pelo Blog Jandaíra em Foco não interessa de fato a coletividade, nem tão pouco da maioria dos moradores de Santa Inês e sim de um determinado grupo político que todos nós sabemos o que querem.

Quero aproveitar para mesmo assim, parabenizar a decisão da Associação em resolver o problema de forma coletiva, fato que sempre apoiei e apoio, fato que acho que nossos assentamentos deveriam ter sempre o poder publico como parceiro e garantidor de direitos sim, mas não ser sempre sub alterno.